Site Maker

Desde 2008 a Traterra é parceira do Projeto Menino Feliz alcançando ao todo mais de 1500 famílias diretamente com o objetivo de inserir na sociedade crianças e adolescentes em risco social, bem como suas famílias, com dignidade, trabalho e educação.

A Traterra conta com seu diretor presidente Nilson Gusmão que além de Incentivador e parceiro do projeto, atua como Presidente do Projeto Menino Feliz em Paragominas.

História

Funcionando desde agosto de 1997, no 19º Batalhão de Polícia Militar de Paragominas, no comando do TEN COEL QOPM SILVANO COSTA RODRIGUES, o Projeto Menino Feliz foi fundado com a finalidade de tirar as crianças e adolescentes das ruas em situação de risco ou abandono proporcionando um espaço que atendesse o bem estar educacional, recreativo e social de todos os assistidos como também suas famílias.

Em 2005 no comando do TEN COEL QOPM RBENLÚCIO SILVA DA SILVA, assumiu a coordenação, o 1º SGT PM JOSÉ HAROLDO SOUZA DA SILVA , o qual em já 2008 sob o comando do TEN COEL QOPM RAIMUNDO JOSÉ ALMENDRA LAMEIRA ampliou o número de atendidos.

O Projeto atende atualmente a 302 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, na faixa etária compreendida entre 8 e 16 anos, tendo sido responsável pelo cuidado a mais de 2.000 crianças e adolescentes. O Seu funcionamento ocorre de segunda à sexta feira, no período do contra turno escolar, onde são realizadas atividades de Ordem Unida, Noções de Higiene, Capoeira, Reforço de Língua Portuguesa e Matemática, Artes Plásticas, Educação Religiosa, Música com Flauta, Palestras Socioeducativas, Modalidades Esportivas.

Faz parte do projeto, ainda, programas de sustentabilidade, onde as crianças e adolescentes são incentivados à produção de objetos “verdes”, através de materiais recicláveis. Os produtos oriundos desse processo são comercializados e tem sua renda revertida aos próprios participantes do projeto. Dessa forma, incentiva-se a proteção ambiental, a geração de ideias e ideais sustentáveis e a criatividade das crianças e adolescentes.

Atualmente no comando do TEN CEL QOPM – RG 18362 PAULO SÉRGIO BRAGA FERNANDES, o Projeto Menino Feliz atende de segunda a sexta-feira, a  crianças e adolescentes no horário do contra turno escolar os quais realizam as seguintes atividades:
· Introdução a Organização Militar;
· Direito a Cidadania;
· Direito da Criança e Adolescente (ECA);
· Educação para o Trânsito;
· Direito do Consumidor;
· Educação Ambiental;
· Educação Física;
· Primeiros Socorros;
· Noções de Higiene;
· Educação Artística (Artes);
· Noções de Combate a Incêndio;
· Organização Social e Política do Brasil;
· Técnicas Agrícolas;
· Palestras;
· Música (Flauta);
· Informática;
· Karatê;
. Futebol;
. Jiu-jitsu;
. Taekwando;
· Capoeira.

Público
Crianças e adolescentes de 8 a 16 anos em vulnerabilidade social.

Missão
Atuar junto às crianças, adolescentes e famílias que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade social, contribuindo para a transformação de sua realidade e exercício da cidadania.

Visão
Ser referência no Estado do Pará em 2017, no atendimento sócio assistencial a crianças e adolescentes em situação de risco social, com responsabilidade, eficiência, eficácia e efetividade.

Valores
Reconhecimento e valorização das potencialidades, inclusão social, cidadania, respeito, disciplina, hierarquia e liderança.