Serviços e soluções

Mobirise

Terraplenagem

A Terraplenagem é a atividade que visa conformar um terreno já existente às premissas definidas em um determinado projeto. De maneira geral, engloba os serviços de corte (escavação de materiais de 1ª, 2ª e 3ª categoria) e de aterro (deposição e compactação de materiais escavados). A conjugação desses dois serviços proporciona as melhores condições esperadas, compatíveis com o volume e tipo de uso desejáveis naquele terreno.
A sua execução inclui diversas atividades, como a escarificação, carga, transporte, descarga, espalhamento, nivelamento e retaludamento de terrenos, compactação com controle e tecnologia de solos, dentre outras. Para isto, contamos com equipamentos específicos, assim como equipes qualificadas e experimentadas na realização destes serviços.
Visando atender às necessidades dos nossos clientes nas obras de terraplanagem, prezamos pela eficaz execução dos projetos propostos, sendo revisados e discutidos pelo responsável pela área de Engenharia e Planejamento de cada contrato. A realização deve respeitar todas as etapas previstas, podendo haver alterações em comum acordo entre as partes, seguindo os níveis de detalhamento do projeto executivo, fornecendo uma visão global da obra, identificando e executando todos os seus elementos construtivos com clareza. 

Mobirise

Operação de lavra e suporte à mineração

A mineração é uma atividade que dispões de diversas etapas, estando envolvidas no processo a pesquisa, exploração, extração e beneficiamento de minérios. Na execução destas atividades temos a capacidade de atuar em diversas fases de execução, sendo estas o Decapeamento, a Lavra propriamente dita e o Transporte do Minério.
Lavra: Este é o processo de extração de minério, saindo de seu ambiente natural e sendo transportado até seu local de tratamento (beneficiamento) ou uso. Cada tipo de lavra possui uma série de métodos e operações para que seja possível realizar o beneficiamento e a extração daquele determinado minério, isto varia de acordo com o tipo e forma de ocorrência.
Transporte de Minério: Para o transporte do minério de seu local de Lavra até o seu ponto de beneficiamento é necessário um dimensionamento preciso da frota dos equipamentos, uma vez que os custos envolvidos no transporte, quer de capital, quer de operação, representam quase sempre uma parcela considerável dos custos da mineração como um todo. A escolha das escavadeira e caminhões de grande porte devem ser feitas com base na utilização e especificidade de cada obra/projeto. 

Mobirise

Barragens: Construção, alteamento e descomissionamento

As obras ligadas às barragens são descritas como projetos de ampla dimensão, que trazem diversos benefícios, tais como: produção de energia elétrica, passando pelo abastecimento de água para uso humano e/ou uso industrial, irrigação, disposição de rejeitos e/ou sedimentos em uma mineração e/ou de resíduos industriais. Também influencia na regularização das vazões, amenizando os efeitos das enchentes e das secas nos locais.
Principalmente com foco na mineração, estes monumentos se fazem necessários para o depósito dos rejeitos, ou seja, o armazenamento do material indesejado após o processo de beneficiamento do minério. Eventualmente, é necessário ampliar a capacidade de armazenamento de uma barragem de rejeitos mediante a construção de alteamentos. Para tanto existem três métodos de alteamento: método para montante, o método de alteamento para jusante e o método de alteamento na linha de centro.
Atuando nas obras ligadas a barragens, estamos aptos na execução integral, desde o início do projeto até seu momento final, como é o exemplo da atividade de descomissionamento ou descaracterização. Este se trata do momento em que as atividades da estrutura se encerram, ou seja, ela para de receber rejeitos e inicia a transição para que se torne uma área estável de longo prazo. Independente do nome utilizado, é importante que o serviço garanta que o local não tenha mais a função de barramento, que esteja estável e, em caso de escolha por manter alguma estrutura, que haja total controle e monitoramento para verificar a eficácia das medidas de remediação para posterior liberação da área. 

Mobirise

Drenagem

Os projetos de drenagem têm grande relevância para a engenharia quando tratamos do dimensionamento das obras de arte correntes, dispositivos de drenagem superficial/subterrânea, condução das águas provenientes do escoamento superficial para locais afastados do corpo do projeto e a transposição de cursos de água permanentes ou temporários. Desta forma, a drenagem tem como intuito final a proteção da extensão das obras, bem como de sua infraestrutura contra a ação catastrófica das águas, evitando desvios, como por exemplo, a redução da capacidade de suporte da terraplenagem, escorregamentos de taludes, destruição de aterros, erosões de taludes de corte e aterro, e etc.
Vale ressaltar que para cada tipo de obra deverá ser determinado um dispositivo de drenagem específico, com um objetivo a ser alcançado, aumentando a vida útil do projeto, promovendo a proteção das obras de contenção (infraestrutura), diminuindo as ações de deterioração no seu entorno, bem como reduzindo investimentos e gastos com a conservação das obras em geral. 

Mobirise

 Supressão vegetal

A atividade de supressão vegetal apresenta princípios, normas e procedimentos que orientam a forma de execução adequada, desde o corte até a retirada da madeira, tratando dos resíduos lenhosos gerados e do transporte da camada superficial do solo, quando houver necessidade. Todas as etapas do processo são identificadas, analisadas e planejadas de forma a cumprir as condicionantes de cada ASV (Autorização de Supressão Vegetal) e as responsabilidades ambientais, destacando também os planos que darão suporte à atividade principal, como é exemplo o salvamento de fauna e de flora.
A Traterra dispõe de equipamentos inovadores e tecnológicos para a melhor forma de execução desta atividade. É o exemplo da operação com o equipamento Feller Buncher (equipamento para corte de grandes indivíduos), que proporciona maior segurança ao operador devido a não exposição do mesmo aos métodos convencionais, de forma a diminuir o contato do homem com a árvore. Assim, os riscos com acidentes são reduzidos, melhoram-se as condições ergonômicas de trabalho e é maximizada a disponibilidade operacional dos equipamentos sujeitos a condições climáticas mais severas.
Outro diferencial é o implemento “triturador florestal”. Ele é utilizado para reduzir o volume de todo o resíduo florestal a fragmentos menores, aumentando a taxa de decomposição dos resíduos resultantes da atividade. Também ajuda a nutrir o topsoil (solo vegetal) com a adição de uma maior quantidade de matéria orgânica, gerando melhores resultados para regeneração das áreas enriquecidas com esse solo e para as espécies conduzidas. 

Mobirise

Recomposição vegetal

A recomposição vegetal é a atividade que consiste na utilização de insumos diversos com finalidade de proteção a áreas de solo exposto, em locais que tenham ocorrido extrações de material ou construção de estruturas de apoio, trazendo prevenção a processos erosivos e reduzindo a agressão ao meio ambiente. Dependendo do tipo de situação ou área, são definidas técnicas específicas que irão trazer melhores índices de recuperação e de recomposição da vegetação que será conduzida.
Geralmente, os taludes de corte/aterro devem receber a aplicação de hidrossemeadura e/ou aplicação de grama/leiva após a execução da terraplenagem. Caso o projeto exija o plantio de espécies arbóreas e/ou arbustivas, as covas deverão ter as dimensões adequadas ao tipo de muda e, se necessário, contar com a adubação e correção do solo.
O controle da qualidade desta recomposição deve ser feito com avaliação visual da execução dos serviços, verificando-se principalmente os seguintes aspectos:
 Germinação;
 Qualidade das mudas e sementes empregadas;
 Efeito positivo/negativo dos adubos ou corretivos;
 Dimensões e espaçamento dos fragmentos indicados no projeto.

Mobirise

Construção e manutenção de infraestrutura

A atuação nas atividades de infraestrutura operacional da mineração é de suma importância no sucesso e na execução/continuidade deste tipo de projeto. Todas as etapas do processo dependem de prévio planejamento. Isto definirá a forma de avanço de cada obra, dando condições para que as intenções sejam cumpridas e colocadas em prática, assim como a obtenção de índices de desempenho adequados.
Diversos fatores estão ligados à execução destas atividades, que devem ser precedidas de um planejamento detalhado e específico, com as melhores técnicas aplicadas na execução de cada tarefa. Assim as obras se manterão conservadas e com qualidade após a sua conclusão, sem degradação ou redução da efetividade a longo prazo. As principais atividades que se enquadram nesta categoria são:
 Disposição de estéril em pilhas;
 Execução de rampas;
 Construção, manutenção e readequação de praças e pistas de rolamento;
 Lavra de minério e estéril;
 Estabilização de faces de taludes de bancos em pilhas de estéril (retaludamento);
 Estabilização de faces de taludes de bancos de lavra (reconfiguração de taludes);
 Drenagem superficial nos bancos de lavra, pilhas de estéril e pistas;
 Disposição de minério em pilhas de armazenamento (pulmões);
 Rebaixamento de banco para redução de riscos de deslizamento ou desabamento. 
Tão importante quanto as operações ligadas a infraestrutura é a manutenção e garantia da continuidade destas. Após a conclusão dos projetos, sem uma manutenção adequada existe a possibilidade de que a ação do tempo venha causar grandes degradações. Quando este tipo de situação ocorre, a efetividade é seriamente afetada e a recuperação se torna de grande custo e dificuldade.
A manutenção com padrões de qualidade garante a conservação do projeto e previne contra o surgimento de irregularidades. Estes cuidados são essenciais para manter a capacidade produtiva esperada, assim como a segurança da infraestrutura adotada. 

Mobirise

 Apoio à pesquisa mineral

A pesquisa mineral é o processo que antecede os processos de lavra e extração, quando são realizadas uma série de trabalhos em campo que possibilitam estudos mais detalhados para identificar e caracterizar o minério presente naquela localidade. Tais atividades objetivam definir e avaliar os depósitos ou ocorrências minerais, determinando a viabilidade econômica, através do mapeamento geológico do terreno.
Algumas das atividades que estamos aptos a executar:
 Abertura de escavações;
 Abertura de trincheiras;
 Análises físicas e químicas das amostras superficiais, provenientes de escavações e de testemunhos de sondagens. 

Mobirise

Locação de equipamentos

Disponibilidade de frota de equipamentos pesados, aliada a equipes treinadas para operar em locais de alta complexidade.

Nossas unidades

Paragominas-PA

Parauapebas-PA

Ajuda
  • Política de segurança



Sobre

A TRATERRA CONSTRUÇÕES desenvolve serviços e soluções em construção civil pesada e áreas de mineração. 

Social

Set up a free website - Go here